24 de setembro de 2008

Que desplante!

Fiquei estarrecida quando li a notícia em que a Ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues disse que há que acabar com a dependência de explicações dos alunos. Diz ela que é uma situação terceiro-mundista!!!! Olhá estupidez galopante! Esta mulher tá parva ou quê?! Ela não sabe como é que as coisas REALMENTE funcionam! Legislação, decretos, portarias, TEORIA e porcaria. E a prática NÃO TEM NADA A VER! A minha filha tem o seguinte horário: das 9h até ás 17.30h. De actividades extra-curriculares tem Música, Ed. Física, Inglês ( tava a ver que não! Este ano já é a partir da 1ª classe... demorou! ) e Apoio ao Estudo. Estes 45 MINUTOS 2 X POR SEMANA de Apoio ao Estudo, se ela fosse uma aluna com dificuldades, NÃO CHEGAVA! Mas como ela até se orienta, precisa apenas de um pequeno apoio meu em casa, que é aquele que "todos" os pais dão aos filhos, tudo bem. Mas e os outros? Desgraçados se não tivessem explicações! Imaginem uma turma dita normal: 4 ou 5 bons alunos 4 ou 5 maus alunos e o resto na média. Multipliquem estes maus alunos por todas as turmas do país e digam lá se não é necessário explicações! E os alunos médios também querem ter melhores notas!! Não podem? Quando não há apoio suficiente na escola, procuram noutro lado! Os centros de explicações estão cheios, a abarrotar!! Há milhares de pessoas a dar explicações pelo país fora! Então ela quer um ensino melhor e diz isto!!! Mas eu sei porque é... o Estado queria ganhar com os explicadores não oficiais... No fim de contas... o dinheiro é o motor DE TUDO!! A Manuela Ferreira Leite ( e eu não sou "Leiteira" ) é que tem razão: " Não há dinheiro para nada!" E não há! Isto é um país de faz-de-conta! Faz-de-conta que está tudo bem! Mas a realidade é que não está. Pois se até a Psicóloga que dava apoio ( mínimo, uma hora por semana aos alunos todos ) foi dispensada porque não havia dinheiro para lhe pagar... grandes ideias, mas para as concretizar, não há meios!
Mas eu até vou contar o caso de um pequeno lá da escola da minha filha. Ele entrou na 1ª classe e começou a ter graves dificuldades de aprendizagem. Concentração zero e resultados nulos. Não tem mau comportamento, pelo contrário. Médicos prali, psicólogos pracolá e diagnosticaram-lhe dislexia. A prof. nunca fez muito caso, secalhar não tinha formação adequada ao caso. Resultado: ficou " retido", continuou na mesma turma no ano seguinte, mas com os livros da 1ª classe!!! Pode lá ser isto???!!? A situação voltou a repetir-se e o ano passado esteve na mesma turma, com os livros da 2ª classe!!! Protestos e mais protestos dos pais ( que eu acho que protestaram mal! ) este ano está na 3ª classe ( chumbado de verdade, agora quando devia ter sido logo na 1ª classe! ) com os livros da 3ª classe e com conhecimentos da 1ª classe!!! E neste tempo todo, teve explicações que deram pouco resultado. Se não tivesse tido, ainda não saberia juntar duas letras! Eu nunca vi nada assim! E diz a Ministra que há menos chumbos!!! É tudo uma situação-fantasma. Eles estão lá, mas encobertos!!! Táouvir ó sôdona ministra, se voçê tivesse tido os seus filhos a estudarem em escolas públicas tinha logo recusado o cargo de ministra!! Sabe lá o que se lá passa dentro!!! Ai...

Sem comentários: