2 de novembro de 2008

Noite das bruxas... Pão por Deus e dia dos mortos...

Na noite das bruxas ( há quem diga " dia das bruxas", mas eu acho que só a noite já chega! ) lá foi a minha pequena e o primo pegar em duas abóboras, esventrá-las, fazer-lhes uns olhos e umas bocas, pavorosas!!
- Já me cortei! .... Isto já passa!
- Ó mãe e agora uma vela para a minha abóbora!
- Vou fazer desenhos para pôr ao pé da abóbora, se alguém quiser levar!
E eu a explicar que cá em Portugal não se liga muito ao Halloween... e que nós é mais é Carnaval... e isso. Mas ela nem ouvia e era só brincadeira.
- Pronto! Já está! Ficou giro, não ficou?!
E ficou. A vela acesa. Os desenhos. Mas não apareceu ninguém, a vela derreteu em duas horas. Mas ela não se importou nada e gostou da brincadeira na mesma.
No dia seguinte: surpresa! Ketchup na caixa do correio. Papel higiénico no gradeamento do muro. Olhem-me estes...! Mais ano menos ano, temos 3 carnavais! O real, o de verão e o halloween! Dah!
Mostrava fotos, mas não tenho máquina. Caiu no chão, aberta e partiu-se. Só para o Natal :( A bem dizer, já estava a precisar de substituição... era um tijolo!

Ontem dia do Pão por Deus, fui com ela e o pequeno pedir á porta das pessoas " Pão por Deus". Fui, fui, nós três. O primo não estava disponível porque tinha uma festa. As pessoas dão, ou "davam" broas, agora é só rebuçados e já vamos com sorte! É mais pela brincadeira. Arranjamos 3 broas ( duas da mesma pessoa ), 200 gr. de tremoços, 400 gr. de rebuçados, algumas pevides e 5 € ( da antiga ama dela ). Pois... mas ela perdeu-os pelo caminho!!! Sorte de quem encontrou! Azar o meu!

Hoje é dia dos mortos e é suposto irmos ao cemitério visitar campas de familiares(?) Eu não sou muito adepta disto. Porquê visitar esqueletos? Quer dizer, nem estes lá estão! Visitar o quê? Pedras e fotos? Despojos de embalagens... As almas não morrem.... Ficamos em casa no quentinho a comer as broas com cházinho de camomila.

Sem comentários: