6 de junho de 2011

Maneiras e as idades respectivas... :D Ai.

Até aos 4 anos


1. Agradecer. Sempre que recebe um presente, vê um desejo satisfeito ou sai da casa de um amigo depois de uma tarde bem passada deve agradecer. “Obrigado” é a palavra-chave.

2. Retribuir um cumprimento. Quando alguém lhe pergunta se está bem, a atenção deverá ser retribuída com a mesma questão.

3. Não tratar os adultos por tu. Usar a terceira pessoa para falar com os mais velhos. Nunca chamar um adulto pelo nome do meio ou apelido.

4. Não mexer no nariz. Meter os dedos no nariz ou assoar-se em público revela uma falta de respeito para com os presentes.

5. Tapar a boca. Sempre que tossir ou quiser tirar alguma coisa da boca deverá pôr a mão à frente.


Dos 4 aos 6 anos


6. Pedir desculpa. É a forma mais educada para entrar numa conversa, sempre que for necessário interromper alguém. Se magoar um amigo, deverá igualmente desculpar-se.

7. Perguntar. Quando tem dúvidas sobre se deve tocar num objecto ou ir a determinado sítio, deve pedir autorização primeiro, para evitar acidentes e castigos.

8. Não dizer asneiras. Sobretudo em frente a adultos, que já conhecem todas essas palavras e não gostam de as ouvir.

9. Não provocar. Gozar com os outros é cruel e só fará com que se seja odiado por todos os amigos.

10. Pedir licença. Bater sempre à porta antes de entrar e esperar por autorização.

11. Comportar-se à mesa. Não comer a carne com uma colher nem colocar a faca na boca. Pedir sempre a alguém que lhe passe a travessa ou o prato quando quiser alguma coisa. Colocar um guardanapo ao colo e usá-lo para limpar a boca.


Dos 6 até aos 9 anos


12. Não interromper. É preciso saber esperar. As conversas dos adultos têm de ser respeitadas e só devem ser interrompidas em caso de emergência. Eles irão notar a presença e dar-lhe atenção assim que terminarem.

13. Ser positivo. Aquilo de que não gostam deverá ficar entre o seu grupo de amigos. As opiniões negativas e a cara de tédio não são para mostrar aos adultos.

14. Não criticar. Aquilo que de negativo se pensa dos outros não é para ser exteriorizado. Comentários sobre características físicas ou psicológicas de outra pessoa só são permitidos para elogiar.

15. Ser prestável. Oferecer-se para ajudar, com um sorriso, quando vir o pai, a mãe, um professor ou um vizinho a trabalhar.

16. Saber apresentar-se. Quando faz uma chamada telefónica, deve primeiro dizer quem fala e só depois explicar aquilo que quer.

17. Ser atento. Mostrar-se interessado mesmo que esteja num ambiente que o esteja a aborrecer, como uma peça de teatro ou um museu.

18. Ser delicado. Segurar a porta e só a largar depois de ter a certeza de que mais ninguém quer passar.


por Sofia da Palma Rodrigues in Sábado online
( faxavor, e para depois dos 9 anos, não há assim nada, hum? É que também dava muito jeito. Fico à espera, obrigada.)

Sem comentários: